coberturas

vídeos

A história das coisas

twitter news

13.03.10
Stefhany capota Cross Fox: http://bit.ly/avP1YY
10.03.10
Famílias carentes de Simões e região recebem cestas de alimentos: http://bit.ly/8XLDHD
10.03.10
Noite de festa no polo da Universidade Aberta de Simões na acolhida dos alunos do curso de Pedagogia: http://bit.ly/cv1ayG
10.03.10
Andamento do asfalto que liga Simões/Caridade/Curral Novo: http://bit.ly/dwQmDj
06.03.10
PM de Simões prende foragido: http://bit.ly/9XjNFd
06.03.10
Veículo roubado no estado do MA é recuperado pela PM de Simões: http://bit.ly/aMIRJv
04.03.10
Vereadores se reúnem com representantes da TIM: http://bit.ly/chOidB
04.03.10
W. DIAS vai anunciar JVC como candidato dia 12 de março: http://bit.ly/d9Z8AS
26.02.10
Celular: O sonho cada vez mais próximo http://bit.ly/9DYKeZ
26.02.10
Terraplanagem já chega ao Clube Acresi: http://bit.ly/d2kzrP
23.02.10
Comunicado: UAPI convoca alunos para efetuarem matrícula: http://bit.ly/bVLYA7
20.02.10
Emocionada, Dilma diz que sua candidatura é "honrosa": http://bit.ly/anf1fm
20.02.10
Prefeitura de Simões leva energia elétrica ao bairro Bela Vista: http://bit.ly/cK0f1v
20.02.10
Decisão: Agespisa não pode mais cortar água dos devedores: http://bit.ly/9q7VAm
18.02.10
A Maçonaria e a Abolição da Escravatura: http://bit.ly/bAQFhW
18.02.10
Mel do PI recebe certificação internacional de produto orgânico: http://bit.ly/ddmP9B
18.02.10
Wilson Martins deve ser candidato de Wellington ao governo: http://bit.ly/d1wXEQ
12.02.10
Primeiro carnaval de interação social de Simões: http://bit.ly/8Zpf0W
09.02.10
Ver Luciano e geólogo visitam a região do Pé da Serra do Olho D’água: http://bit.ly/c6DEIv
09.02.10
Agência do Trabalho: Transnordestina chega a Araripina: http://bit.ly/bzmkCG
Em pequenas doses, cerveja ajuda a fortalecer os ossos!
Escrito por Salmo Vanuccy   
Seg, 08 de Fevereiro de 2010 13:44
smaller text tool iconmedium text tool iconlarger text tool icon

O consumo moderado de alguns tipos de cerveja pode ajudar a fortalecer os ossos, segundo um estudo americano publicado pela revista especializada "Journal of the Science of Food and Agriculture".

Segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, a cerveja seria uma fonte importante de silício, componente da dieta que contribui para melhorar a densidade óssea.

Pesquisas mais antigas já indicavam a importância do silício para o crescimento e o desenvolvimento dos ossos. Apesar disso, alguns nutricionistas advertem que os possíveis benefícios da cerveja podem ser cancelados pelo consumo excessivo de álcool, já que a ingestão de mais de duas doses de álcool por dia aumenta o risco de fraturas dos ossos.

O estudo do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade da Califórnia analisou cem marcas de cervejas comerciais e verificou que elas tinham uma quantidade de silício entre 6,4 miligramas por litro e 56,5 miligramas por litro.

Não existem recomendações mínimas para o consumo de silício, já que, segundo o Departamento de Agricultura do governo americano, o consumo do mineral não é considerado essencial.

Grão da cevada

Segundo os cientistas da Universidade da Califórnia, o silício é encontrado no grão da cevada utilizado para a fabricação do malte da cerveja e também, em menor quantidade, no lúpulo. O estudo indicou que as cervejas com as maiores quantidades de silício são as ales (de fermentação a temperaturas mais altas) claras e as lagers (com baixa fermentação ou fermentação a frio).

Nas cervejas escuras, o processo de torração dos grãos de cevada reduziria a quantidade de silício. As cervejas feitas com trigo, segundo os pesquisadores, teriam uma quantidade pequena de silício.

Os pesquisadores disseram que os resultados da pesquisa mostram que o consumo moderado de cerveja pode ajudar a combater a osteoporose, doença que provoca a deterioração da densidade dos ossos ao longo do tempo e favorece a ocorrência de fraturas.

O estudo foi coordenado por Charles Bamforth, professor de ciências da cerveja na Universidade da Califórnia, num posto acadêmico patrocinado pela fabricante de cervejas Anheuser-Busch.

Cautela

O resultado das pesquisas foi recebido com cautela por outros cientistas e nutricionistas. Claire Bowring, da Sociedade Nacional de Osteoporose, da Grã-Bretanha, disse que não recomenda a ninguém aumentar o consumo de álcool com base no resultado dos estudos.

"Enquanto pequenas quantidades de álcool parecem trazer benefícios para a densidade óssea, já se demonstrou que o consumo em quantidades maiores enfraquece os ossos e aumenta o risco de fratura", disse ela à agência britânica de notícias Press Association.

"Também há muitas outras preocupações de saúde relacionadas ao álcool que não podem ser ignoradas", diz. Catherine Collins, nutricionista do hospital-escola St. George, em Londres, observa que as quantidades necessárias de consumo de silício são pequenas e seus benefícios para os ossos menos importantes do que os relacionados ao consumo de cálcio e vitamina D.

Fonte: G1.com

Última atualização em Seg, 08 de Fevereiro de 2010 14:02
 

Adicione seu comentário